Skip to content

Sobre mim…

Maria João Lynce

Nasci em 65 e sempre me interessei por Arte, nas suas mais variadas formas e ligações. Sou formada em Design e História da Arte e professora de desenho.
Interesso-me especialmente pela azulejaria portuguesa dos séc.XVII-XVIII, quer a nível iconográfico e histórico, quer como técnica pictórica e gráfica.
Tenho trabalhado no desenvolvimento gráfico de formas e temas da iconografia dos azulejos deste período, sobre os quais elaborei a minha tese de mestrado.

Agrada-me partilhar neste blog ideias e imagens que considero de alguma forma significativas, sobre os mais variados temas, com especial incidência na arte, ciência, história e histórias, mistérios e lugares, bem como divulgar alguns aspectos da minha actividade na área do desenho. Os comentários serão sempre bem- vindos. Também pode contactar para mlynce@msn.com

7 comentários leave one →
  1. 04/12/2008 11:21

    Prezada Maria,
    Agradeço pelo comentário e retribuo o interesse pelo tema das quatro estações e da arte. Não tive acesso a seu trabalho do mestrado inteiro, poderias mo enviar?
    publio.athayde@gmail.com
    Estou a planejar um doutoramento em que me aprofunde nas representações das quatro estações e sua tese é necessária. Estou ansioso por lê-la.
    Muitíssimo obrigado,
    Públio Athayde

  2. 04/12/2008 20:40

    Públio,
    Teria todo o prazer em enviar-lhe o meu trabalho, mas existe um problema: já o elaborei há uns anos atrás e, na altura, e por vicissitudes da vida que se seguiram, não fiquei com o trabalho guardado digitalmente, ou seja, apenas o tenho em papel, distribuido em vários volumes…

    Como não sou própriamente grande conhecedora das técnicas informáticas, não sei exactamente que opções viáveis existem para o poder disponibilizar, a não ser copiar via scaner, folha a folha…
    Se não houver outras hipóteses poderei digitalizar apenas os capítulos eventualmente mais significantes para o seu trabalho, uma vez que não abordo apenas o tema das Quatro Estações.

    Se conhecer outras possibilidades estou à disposição! Obrigado.

  3. 05/12/2008 21:09

    Prezada Maria,
    Bem, muito obrigado assim mesmo! Quando vi a data de sua tese, imaginei que teríamos esse problema; meu mestrado é mais ou menos da mesma época e eu também não tenho os textos digitalizados.
    Quando eu vir com calma o fragmento que obtive de seu trabalho, saberei melhor a parte que mais interessará; veremos então o que seja possível.
    Meu cordialíssimo abraço.

  4. 18/10/2009 16:55

    Olá, Poli (ou seria Maria joão)

    O acaso da gincana me trouxe até sua página.
    Fiquei surpresa pela qualidade de suas abordagens à temas que me são caroa.
    Bem, vou lá cumprir minha tarefa.

    • 22/10/2009 01:24

      Lina,
      Obrigada pela sua visita. A Gincana tem mesmo servido para outros blogs se darem a conhecer! Espero poder continuar a contar com a sua visita. O seu blog é muito bom e como tal, foi sem grande hesitação que o mencionei na 1ª BlogGincana.
      Beijos

  5. margarida permalink
    06/11/2009 23:55

    Olá. Gostaria de saber de onde tirou as fotos dos azulejos dos sentidos. estou a fazer uma mega investigação para iconografia e gostava de os ver ao vivo. se me puder indicar o loval onde se encontram, agradeço.

    Cumprimentos

  6. 13/03/2010 12:46

    Obrigado por Blog intiresny

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: