Skip to content

LHC: a partícula do início do Universo

05/04/2010
tags: ,
Continuam as notícias sobre o LHC. Já foram publicadas algumas imagens das colisões de 30 de Março, disponíveis no site do CERN (CMS):
 
                       
 (clicar na imagem para ver a sequência original)

 

Entretanto, segundo foi noticiado, dois cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) descobriram através do acelerador de partículas uma partícula que caracterizam de «pré-histórica». Alain Grand e Ricarda Owen encontraram evidências de uma nova e massiva partícula neutral, que se pensa ter existido no início do Universo. Os cientistas ainda se encontram em choque com a descoberta desta partícula, constituída por três quarks (um dos elementos que compõem a matéria), dois do tipo strange e um do tipo top. Os físicos apelidaram a partícula de neutrinosaurus devido ao aspecto repugnante e origens pré-históricas.

«Uma consequência importante é que todas as partículas que hoje conhecemos devem ter tido um gémeo pré-histórico», afirmou Ricarda Owen, “sendo que o protão deve descender do protonosaurus, assim como o electrão do electronosaurus e por aí adiante.”

“A investigação dos físicos concentra-se agora em averiguar a existência de duplos de antimatéria das paleopartículas, sendo que a antimatéria é composta por antipartículas da mesma maneira que matéria normal está composta por partículas.”

Animação da colisão de 7 TeV em 30 de março, produzida pelo CERN (CDS:Cern Document Server)

4 comentários leave one →
  1. 09/04/2010 21:35

    Acho isto fascinante e assustador! Fascinante pela descoberta da pré-história do universo e assustador por não saber quais as utilizações possíveis para esta descoberta. Tomara que não a usem para conceber novas formas de destruição…
    Estou voltando à blogosfera depois das férias, ainda em “marcha lenta”, mas a reentrada está muito agradável, tenho encontrado posts muito interessantes, como é o caso deste sobre a descoberta feita pelo LHC.
    Beijos e um bom fim de semana para você.

  2. 21/04/2010 23:33

    Para quem quiser saber mais sobre o LHC, existe estes documentários que acompanham toda a evolução deste projecto multimilionário:

    http://culturatuga.hostoi.com/documentario/lhc-o-acelerador-de-particulas

    http://culturatuga.hostoi.com/documentario/maquina-do-big-bang

    Um Abraço!

Trackbacks

  1. Tweets that mention LHC: a partícula do início do Universo « Polia's blog -- Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: