Skip to content

Da alta Torre

23/10/2009

Considerada por muitos o ex-libris da cidade do Porto, esta Torre sineira faz parte da igreja com o mesmo nome, construída entre 1731 e 1763, a partir de um projecto do arquitecto toscano Nicolau Nasoni, sendo não apenas a sua obra documentada mais antiga, mas também aquela que maior projecção conheceu. Tal deve-se certamente, ao impacto do conjunto, à sua complexidade e à estranheza das formas, no sentido em que eram pouco comuns à arquitectura da época, e em particular ao Norte do país.

A Igreja dos Clérigos foi mandada erigir por D. Jerónimo de Távora Noronha Leme e Sernache, a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres. As obras foram bastante demoradas (com uma interrupção entre 1734 e 1745) só estando totalmente concluídas  em data próxima a 1750, muito embora a escadaria de acesso ao portal principal remonte aos anos de 1750-53/1754 (e posteriormente alterada em 1827).

Por sua vez, o projecto da Torre e da Casa dos Clérigos é mais tardio, tendo sido aprovado em 1754. A enfermaria e a secretaria, atrás da igreja, estavam concluídas em 1759, e a Torre, com os seus 240 degraus e 75 metros de altura, foi terminada entre 1757 e 1763, constituindo a “síntese do estilo de Nasoni”, onde os valores estruturais imperam sobre os decorativos que, no entanto, se vão intensificando à medida que nos aproximamos do topo da torre…   (fonte: ipaar)

torre dos clérigos(Foto de António Ramos)

Voltada para o jardim da Cordoaria ergue-se a alta Torre, construída em granito lavrado e dividida por  seis andares de linhas suaves,  que se sobem por uma escada em espiral com 240 degraus, terminando num belíssimo campanário de onde se pode observar o Porto e arredores de uma forma verdadeiramente indescritível. Era, na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal.

A sua silhueta longilínea é recortada pelo perfil das suas várias  esculturas de santos, fogaréus, vasos, cornijas bem acentuadas e balaustradas.

da torre dos Clérigos

Ao subir os seus 240 (!) degraus é possível ir vislumbrando o fascinante casario da cidade do Douro.

 

Porto

 

Porto

Chegando ao topo deparamo-nos com os vários vasos e fogaréus que coroam a torre, assim como  recortes de cornijas salientes a animar  a construção: é o gosto exuberante do barroco a sobrepôr-se aos valores estruturais. 

 A igreja e torre dos Clérigos é considerada uma das primeiras igrejas barrocas da cidade do Porto “onde este estilo se apresenta organizado e estruturado em função da planimetria, do espaço, da decoração e da escala” (ipaar)

vaso

vaso

vaso e fogaréu

DSCF1023

Está classificado pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 1910.

5 comentários leave one →
  1. 23/10/2009 13:04

    Blog inteligente e de conteúdo… obrigatório acompenhar seus textos daqui pra frente. Vai me ver sempre por aqui, viu! rsrsrs

    Me faça uma visita!

    Grande abraço,
    Adriano

    • 24/10/2009 00:54

      Adriano,

      Obrigada pelas suas palavras! Espero continuar ao nível das suas expectativas…

      Certamente que irei retribuir.

      Abraços

  2. 23/10/2009 14:34

    Impressionante esta torre, realmente bem diferente de outros monumentos barrocos desta época. Imagino que deve ser duro subir seus 240 degraus, mas o panorama la de cima é magnífico, como as fotos que você nos trouxe testemunham.
    Beijos e um bom fim de semana para você.

    • 24/10/2009 01:00

      A subida realmente é cansativa mas é recompensada pelas vistas que se vai tendo da cidade.

      Desta vez estava uma luz com um certo enevoado que deram à cidade um ambiente ainda mais diáfano…

      Bom fim de semana também!
      Beijos

Trackbacks

  1. uberVU - social comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: