Skip to content

Uma mágica Ilha Deserta

15/05/2009

Venho tarde mas foi o possível, pois para uma viagem destas há muito em que se pensar!…

Não me imagino agora a ir para uma ilha deserta e lá ficar durante 10 anos. Talvez o mais próximo que me lembre de uma situação semelhante, na minha vida adulta (pois em criança andei por África), foi quando visitei a praia da Ilha da Barreta, mais conhecida exactamente por Ilha Deserta, na zona da Ria Formosa, Faro, Algarve, e que, na altura, para além de uma cabana (mesmo) a servir de (bom) restaurante, e de meia dúzia de veraneantes espalhados pelo longo areal, não havia nada mais, mesmo! 

Na praia, o areal não tem fim à vista, são cerca de dez quilómetros de silêncio e de sossego, tanto na praia marítima como na praia da ria. É uma área completamente desabitada da Ria Formosa. O cordão dunar mantém preservada a sua vegetação original, bem como a capacidade de abrigar fauna.

Lembro-me que no final do dia, já com o pôr do sol, a olhar para as ondas que se formavam num mar “deserto”, a sentir o vento que começava a correr forte, no meio do areal imaculado, sentia-me um pouco “crusoé”, ou para ser mais moderna, “survivor”…mas depressa acordei porque o último “barco” já tinha chegado e nem eu nem a minha família  estávamos interessados em testar as nossas capacidades de resistência à noite!

[rockyou id=137676201&w=500&h=375]

(As fotos foram retiradas do Flickr e outros sites)

Sendo assim, e de acordo com a minha “vasta” experiência no assunto, para ficar numa ilha deserta do Pacífico durante 10 anos, acho que levaria:

  1. O meu querido e indispensável companheiro (que leva nos bolsos um canivete suiço e um isqueiro com recargas)
  2. Livros e livros (o Hypnerotomachia, claro, e livros de arte e história com muitas imagens, para me deleitar)
  3. A tecnologia indispensável: telemóvel por satélite (ah!) que já vem com carregador solar (afinal a Natureza é que nos salva mesmo!) Assim posso encomendar pizzas e outras iguarias, mantimentos, ferramentas, etc, resolver emergências… E ver os noticiários, manter os contactos, ver o mail, o blog…
  4. Cabana portátil com todos as comodidades possíveis (deve haver…)
  5. Comprimidos para tornar a água potável (já ouvi falar…)

 Este post é a minha participação na colectiva Tertúlia Virtual, todo o dia 15!

10 comentários leave one →
  1. 15/05/2009 22:57

    Olá, que moderna suas opções, achei muito legal, não tenho muita informação sobre energia solar e coisas do tipo, mas já vi algumas matérias sobre o assunto.
    Se for assistir noticiário, sua tv na ilha vai lotar de gente como eu que não tivemos a esperança da comunicação televisiva. rs

    Beijos e muito bacana seu blog
    Volto com mais calma
    Chris

  2. 15/05/2009 23:27

    Ideias maravilhosas…e que ilha..Lindaaaaaaaaa
    Sou nova na Tertúlia e adorando as respostas..
    Super beijos
    Regina d´Ávila

  3. 16/05/2009 02:13

    Gostei das opções…
    Muita tecnologia… de uma próxima vez tenho que me informar dessas coisas antes de ‘cair’ em outra ilha deserta…

    Até mais;

    Rosalin
    http://rosalinscheily.spaces.live.com

  4. 16/05/2009 11:29

    Maria,

    muito bem cuidada sua postagem e escolhas! Obrigado por “viajar” com a gente! Espero que aproveite a Ilha!

    • 19/05/2009 23:39

      Então posso levar a minha “pequena lista” não é? Obrigada e até à próxima viagem!

  5. 16/05/2009 21:04

    Marialynce, este “ilha deserta” é mágica mesmo…Pra o Pacífico, você tem a vantagem de ir bem equipada, além de poder receber abastecimento quando necessário, pois possui meios de comunicação. Tuas escolhas foram muito judiciosas, a energia solar atualmente resolve estes problemas de abastecimento em lugares isolados…nestas ilhas só nos resta torcer para que não haja um tsunami, para o resto nos garantimos rs. Mas eu também prefiro a civilização…
    Beijos e um bom fim de semana para você.

  6. 16/05/2009 21:15

    achei dificil esta tertulia, mas não deixou de ser interessante, pois nos fez pensar e repensar e muito, não foi??
    gostei de suas escolhas….
    tbm estou participando, dá uma olhadinha lá.

    • 19/05/2009 23:41

      Não foi fácil, não. Dei comigo a pensar naquilo que realmente é importante na vida… Com certeza irei verificar a sua malinha…
      Abraços

  7. 18/05/2009 01:14

    Olá amiga.
    Poucos blogs portugueses participam na Tertúlia e é sempre um prazer descobrir um.
    Fez uma lista excelente mas muito inflacionada, creio que na fronteira onde está o Edu e o Jorge controlando tudo, não vai conseguir passar rsrs.
    Eles inclusivé revistam o pessoal, não dá para fazer “batota”…é mesmo cinco coisas apenas.
    Dificíl, não é?
    Foi um desafio esta Tertúlia.
    Beijo amigo. (Amei as fotos)
    Nely.

    • 19/05/2009 23:30

      Participar nestas tertúlias é sempre um desafio, no meio de tantos blogs diferentes e interessantes como são os brasileiros. Vou tentar passar com as minhas “cinco” coisinhas… pode ser que tenha sorte…
      Abraços

Deixe uma Resposta

