Skip to content

A Livraria gótica

06/05/2009

Existe desde 13 de Janeiro de 1906 em plena baixa portuense, na zona histórica da torre dos Clérigos, e a sua inauguração teve um grande impacto no meio cultural da época. O edifício da  Livraria Lello veio ocupar a anterior Livraria Chardron, fundada em 1869. No período que decorre entre esta data e a nova inauguração , o edifício conheceu outros proprietários. (ver)

livraria Lello

“O edifício, de carácter ecléctico, com fachada neogótica, foi concebido segundo projecto do engenheiro Xavier Esteves, destacando-se fortemente na paisagem urbana envolvente.
A fachada apresenta um arco abatido de grandes dimensões, com entrada central e duas montras laterais. No segundo registo, três janelas rectangulares ladeadas por duas figuras pintadas por José Bielman, representando a Arte e a Ciência, respectivamente. Uma platibanda rendilhada remata as janelas, e a fachada termina em três pilastras encimadas por coruchéus, com vãos de arcaria de gosto neogótico. A decoração é complementada por motivos vegetais, formas geométricas e a designação “Lello e Irmão”, sobre as janelas.”  (fonte IPPAR) 

livraria Lello

 “No interior, os arcos em ogiva apoiam-se nos pilares em que o escultor Romão Júnior esculpiu os bustos de escritores como Antero de Quental, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Teófilo Braga, Tomás Ribeiro e Guerra Junqueiro, sob baldaquinos rendilhados, de linguagem neogótica. O grande vitral, onde se pode ler a divisa “Decus in Labore”, é uma das marcas mais significativas da livraria, pelas dimensões e riqueza de tons; tal como a escadaria de grandes dimensões, de acesso ao 1º piso, e os tectos trabalhados (QUARESMA 1995). “

livraria lello

livraria lello

“Um conjunto em que a arquitectura e os elementos decorativos deixam transparecer o estilo dominante naquele início de século. De facto, a Livraria Lello é um dos mais emblemáticos edifícios do neogótico portuense, ainda que ligeiramente tardio, mas em perfeita actualidade com algumas das tipologias estéticas da época, a que a literatura não foi alheia.”

Ao entrar no interior da livraria, o visitante sente-se envolvido por um ambiente surpreendente mas acolhedor, onde  os livros se dispõem num cenário de uma decoração sumptuosa. Uma vasta sala, com uma galeria que dá acesso a um fabulosa escada ornamental, onde correm algumas mesas que servem para exposição dos livros, bancos em madeira e revestidos a couro e estantes a toda a altura da sala perfazem o espaço interior próprio de uma livraria actual, mas que guarda a memória de um esplêndido passado. O tecto, lavrado, resguarda no centro uma luminosidade diáfana que provém do amplo vitral, e as luzes dos pequenos candeeiros dispersos também acentuam o ambiente quase sagrado que ali se sente.

Todo o espaço foi restaurado em 1995 e a Livraria está, hoje, apta a responder aos novos desafios com um serviço actualizado e informatizado, disponibilizando ainda um espaço de galeria de arte e de tertúlia , que deverá constituir um importante pólo cultural da cidade do Porto. Ainda em 2008 foi considerada pelo jornal The Guardian a “terceira livraria mais bela do mundo”.

[rockyou id=137233302&w=450&h=337]

 

livraria lello

2 comentários leave one →
  1. 07/05/2009 15:41

    Um prédio concebido especialmente para abrigar uma livraria, onde cada detalhe é dedicado à sabedoria humana…é um verdadeiro templo à arte e à ciência e a todo o conhecimento humano. A fachada, as linhas curvas da escada, o vitral, tudo é realmente muito belo, obrigada por trazê-la para nós.
    Um grande beijo.

  2. 10/05/2009 13:02

    Vim desejar que vc passe um ótimo domingo com sua mãe Abraços de Antonio M Matioli São José Dos Campos São Paulo Brasil

    http://oblogdasnoticias.blogspot.com/

    http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: