Skip to content

MS 408 : astronomia misteriosa

18/03/2009
astronomia no ms408?

O manuscrito Voynich (ms408) : astronomia?

 

Uma das coisas que mais me fascina é descobrir coisas misteriosas… E pensar que, com toda a tecnologia hoje existente e tanto conhecimento ainda existem objectos indecifráveis, que continuam a desafiar as mentes mais prodigiosas e, por isso mesmo, a alimentar a nossa imaginação…

Vem isto a propósito de um certo manuscrito, conhecido por MS408, do qual tive conhecimento através da leitura de um pequeno livrinho, já há uns tempos atrás, um pouco na vaga de romances “mais ou menos” históricos que apareceram ferozmente depois do ímpar sucesso do “lendário” “Código Da Vinci”… O livro chama-se exactamente “Manuscrito ms408”, de Thierry Maugenest, editado em Portugal em 2006.

manuscrito Voynich ou MS408

manuscrito Voynich ou MS408

Trata-se de um texto de carácter científico ou “mágico”, também designado por manuscrito Voynich, escrito numa língua não identificável, e atribuído a um cientista, filósofo e teólogo inglês do século XIII, o monge franciscano Roger Bacon. Várias hipóteses de decifração do seu conteúdo têm sido formuladas mas a obra continua a defender o seu segredo. A descrição deste manuscrito aqui.

“O livro ganhou o nome do livreiro  W. Voynich, que o comprou em 1912. A partir de 2005, o manuscrito Voynich passou a ser o item MS 408 na Beinecke Rare Bookand Manuscript Library da Universidade de Yale. A primeira edição fac-símil foi publicada em 2005 (Le Code Voynich).” (ver) O próprio percurso desta obra é, por sua vez, misterioso, aparecendo e desaparecendo de circulação ao longo dos tempos…

A acompanhar o texto indecifrável estão surpreendentes ilustrações, que parecem descrever assuntos relacionados com botânica, astrologia, astronomia, biologia e farmacêutica. Podem observar-se plantas não identificadas, esquemas anatómicos, cartas misteriosas onde parecem representar-se objectos astronómicos vistos por um telescópio ou também células vistas ao microscópio, ou ainda um calendário com os signos do zodíaco. (ver mais)

o Sol?

o Sol?

Esta imagem foi escolhida como imagem do dia pela Nasa, devido à provável representação do Sol. Mas mais intrigante parece ser a hipótese levantada em 1919 por William Romaine Newbold, ao afirmar que o manuscrito continha o trabalho de Roger Bacon e que este conhecia o uso do telescópio e microscópio, tendo observado a estrutura em espiral da galáxia de Andrómeda (!), e as células ,desconhecidas no séc. XIII… (ver mais)

De facto as semelhanças são impressionantes…

uma galáxia?

uma galáxia?

Galáxia de Andromeda

Galáxia de Andromeda

 Outra hipótese ainda afirma a possibilidade de que aquela ilustração seja uma imagem reflectida da representação da nossa galáxia, a Via Láctea…

a Via Láctea

a Via Láctea

Esta imagem é resultado da sobreposição da configuração da Via Láctea com a imagem reflectida do manuscrito de Voynich

Esta imagem é resultado da sobreposição da configuração da Via Láctea com a imagem reflectida do manuscrito de Voynich

 “As imagens não coincidem na perfeição mas as semelhanças são demasiadas para serem ignoradas“…

 [rockyou id=134562713&w=450&h=250]

ver mais imagens e mais

 

3 comentários leave one →
  1. 18/03/2009 16:05

    Marialynce, também adoro estes mistérios, onde a magia se confunde com a ciência e levam a supor que o homem ja teve acesso a uma sabedoria que se perdeu de alguma forma, e ele teve que recomeçar por outros caminhos. Não conhecia a historia deste manuscrito, pelas fotos que você mostra as semelhanças são mesmo intrigantes. Um outro mistério que me fascina é o do mapa de Piri Reis, que foi desenhado baseado em mapas antigos anteriores à “descoberta” das Américas, e que no entanto as representa, além do polo norte, como ele foi antes da ultima glaciação, tudo isto como se fosse visto “do alto”.
    Muito legal este post, adorei (por coincidência estou falando de Galileu esta semana).
    Beijos.

    P.S.: Desculpe a falta de acentos, estou sem o teclado “PT” hoje…

  2. 21/03/2009 00:30

    Maria Augusta,
    parece que às vezes esquecemo-nos que o homem não é inteligente só de agora, em tempos existiram civilizações com conhecimentos avançados.
    O mapa de Piri Reis é realmente outro mistério interessante e dele também se fala no site que referi no post.
    Concidências?…Nada acontece por acaso…são mistérios…;)
    Beijos!

  3. Raquel permalink
    23/07/2012 03:15

    É uma partitura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: