Skip to content

A inesperada Torre de Ucanha

19/11/2008

2007_0611douro-alvao-geres0009

2007_0611douro-alvao-geres0010

2007_0611douro-alvao-geres0013

Imagens da chamada Torre da Ucanha.

“A Torre de Ucanha localiza-se na freguesia de Ucanha, distrito de Viseu, em Portugal. Está classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 1910 .”

A  originalidade desta construção única reside na associação de uma torre à ponte, de forma a funcionar como meio de protecção e controle de pessoas e bens, pois a torre serviria como posto de portagem do imposto de entrada no couto do Mosteiro cisterciense de Santa Maria de Salzedas.

“A sua existência já vem documentada no século XII. D:Afonso Henriques doou, em 1163, à viúva de Egas Moniz, Teresa Afonso, o couto de Algeriz, acrescentando-lhe o território de Ucanha. A ponte deve ter sido construída pelos romanos, no seguimento de uma estrada que passava ali perto. Teresa Afonso, fundadora doMosteiro de Santa Maria de Salzedas, doou ao convento o couto que recebera do rei e foram os monges quem mais beneficiou da velha ponte, convertida em apreciável fonte de rendimento pelos direitos de portagem que seriam cobrados.” ver mais.

A torre, com porta de acesso bem acima do nível do chão, tem vinte metros de altura e dez de cada lado da base. Interiormente, a torre divide-se em três andares: no primeiro apenas uma fresta, no segundo em duas das faces abrem-se duas janelas geminadas e no último salientam-se quatro mata-cães, apoiados em cachorros.

 O conjunto patrimonial que hoje vemos, data  eventualmente do século XIV, época em que se reconstruiu a ponte e a torre que a tutela.

7 comentários leave one →
  1. 20/11/2008 02:33

    Portugal me encanta! Mesmo de longe, é o único país que gostaria de conhecer. Mas me realiso pela internet. É tanta coisa interessante e bela.
    aqui no Brasil. infelizmente não se cuida de nada, a depredação começa na escola, ou melhor dentro da escola. Lá no meu blog existe uma postagem sobre a falta de carinho com uma linda capela. Tenho outras pra colocar ,mas me entristeço tanto que vou protelando.
    Beijoca.
    Nilda.
    http://meucantin5.blogspot.com/

  2. 20/11/2008 02:58

    Lindo este “canto”….

    Cheguei aqui depois de ler o comentário no alexandre Pomar…

    com que concordei (em parte).

    Não estou completamente abalisada porquanto não sou professora … mas trabalhei sempre numa multinacional em que anualmente era avaliada e de cuja avaliação dependia o aumento ou não de ordenado. Isto levava a um melhor desempenho e profissionalismo.

    Concordo, absolutamente com avaliações. absolutamente!

    Um abraço

  3. 20/11/2008 03:00

    E a região de Viseu… a de que mais gosto … em Portugal!

  4. 21/11/2008 09:46

    Continuo conhecendo lugares mágicos de Portugal graças às suas postagens. Este lugar com a ponte, a torre e suas ruazinhas estreitas é realmente um encanto.
    Sempre me admiro com a solidez das construções que os romanos fizeram, como esta ponte.
    E que idéia colocar um post de cobrança sobre a ponte, imagino que fez a riqueza de muitos.
    Um grande beijo.

  5. 23/11/2008 23:47

    Nilda,
    obrigado pelo seu comentário. Aqui em Portugal infelizmente também existe muito património ao abandono e muito já irreparável!

    Frioleiras,
    A questão da avaliação é realmente essencial, mas nem sempre tão linear na relação melhor desempenho/melhor ordenado , entre outras questões, de acordo com o modelo proposto pelo ME. Mas falemos de outras coisas mais interessantes como a região de Viseu, uma cidade que é das que também mais gosto.
    Obrigada pelas palavras e volte sempre!

    Maria Augusta,
    É realmente curioso constatar que já naquela altura se inventavam mil maneiras de extorquir impostos ao povo! A tradição vem de longe!… Beijos!

  6. marco permalink
    29/08/2010 11:40

    isto e muito lindo porque e onde tenho uma casa para ferias as pesssoas todas se conhecem a entre ajuda entre as pessoas e como a 50 anos atras so tenho pena de la ir uma mes por ano.obrigado pelas fotos.

    • 30/08/2010 22:40

      É mesmo um lugar lindo e esta Torre surpreendeu-me! Acredito que seja um local bem amistoso, do pouco tempo que ali estive foram boas as impressões!
      Obrigada e volte sempre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: