Skip to content

Polia e as Quatro Estações

19/06/2008

  Outono

 

   Inverno

Estes dois painéis de azulejos com as personificações do “Outono” e “Inverno” fazem parte do conjunto das Quatro Estações situado na Quinta das Carrafouchas, Loures, do qual anteriormente apresentei as outras duas. Os painéis estão colocados numa casa de fresco, uma construção desenvolvida em três muros de espaldar recortado em motivos ondulantes e volutas, e encimados por curiosos pináculos de forma bolbosa, tendo no muro central um corpo saliente. A esta construção está encostado um grande tanque em meia lua.

Os muros estão dispostos em “U” e apresentam quatro nichos, onde se inserem os azulejos com as alegorias às Estações, enquadrados por movimentadas cercaduras barrocas de azulejos com elementos de expressão arquitectónica: volutas, plintos, impostas. Esta pintura continua pelo interior dos nichos, a que se junta o motivo das sanefas, que reflectem o forte sentido teatral destes painéis. Encontramos aqui a simulação de um nicho em azulejo, dentro do próprio nicho arquitectónico.

 

                      

Cada Estação apresenta-se segundo uma figura humana (personificação) portadora dos atributos respectivos e colocada num envolvimento paisagístico adequado. O seu desenho é bastante cuidado e foi investida grande atenção nos pormenores do vestuário e atributos, com um tratamento valorizador das pregas e dobras, bem como da representação dos motivos decorativos.

A composição das alegorias adoptou uma expressão estática, a começar na pose e no olhar melancólico dos rostos, até aos múltiplos panejamentos “fixados no ar”, que quase sobrecarregam as figuras. Estas destacam-se do fundo, que é pintado em aguadas de azul, e, juntamente com a base trabalhada e a moldura teatral, produzem um efeito visual tridimensional, o “tromp l’oeil”.

O tema das Quatro Estações foi bastante difundido, através de múltiplas representações em gravura, pintura, escultura, e, particularmente, na azulejaria portuguesa setecentista. Este tema constitui um dos vários ciclos figurativos que se reportam a um conhecimento do Mundo, da Natureza e do próprio Homem, assente em princípios básicos de modo a organizar uma “enciclopédia visual do saber” . Tratava-se pois da memorização de determinados conhecimentos através de imagens, que atravessaram várias épocas e transformações.

Confirmando o carácter universal deste conhecimento visual, na história da Hypnerotomachia Poliphili , ou “O Combate do Amor em Sonho” , o tema também é representado e segundo personificações. Na sua viagem, quando o protagonista Poliphilo deixa a corte da rainha Eleutheryda, a regente da terra, que representa o livre-arbítio, acaba por ser confrontado com a escolha do seu destino, ao ser guiado por duas ninfas, Logistica (razão) e Thelemia (desejo) até um penhasco cuja face apresenta três portas: a “Glória Dei”, a “Gloria Mundi” e a “Mãe do Amor”. Poliphilo naturalmente escolhe esta última, e após passar a entrada encontra uma ninfa. Juntos vão testemunhar uma série de “cortejos triunfais”, formados por carros alegóricos que transportam divindades, seguidos por todo um séquito de personagens, que tinham por tema os Amores de Zeus. O último carro é o que transporta “Vertumnus”, o deus das Estações do ano, e “Pomona”, a deusa dos pomares.  

 

Das personagens do cortejo, Poliphilo destaca duas ninfas que dançavam segundo um antigo ritual, em volta de um altar sagrado quadrangular. Em cada uma das suas faces foram gravadas figuras alusivas a cada uma das Quatro Estações:

 

Primavera                                        Verão

 

  Inverno                              Outono

One Comment leave one →
  1. 20/06/2008 00:54

    Gostei bastante dos dois primeiros azulejos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: